sexta-feira, 8 de março de 2013

ALUNOS DO CRISTO REDENTOR PARTICIPAM DE JOGOS DE MATEMÁTICA

MATÉRIA DE ARQUIVO - SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA UNIDADE ESCOLAR CRISTO REDENTOR



ALUNOS DA UESC E DO CICR SÃO DESTAQUES NA VII FEIRA BAIANA DE MATEMÁTICA

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2012 foi realizada a VII Feira Baiana de Matemática no Passeio Público na cidade de Salvador-Bahia, com a presença do Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. As Feiras de Matemática são um evento de natureza didático-científica com “propósito de transformar as atividades escolares em verdadeiros laboratórios vivos de aprendizagem científica, co-participada pela comunidade, desta forma não elitizando a matemática” (SBEM/SC, 1996, p. 4). Todas as edições aconteceram no interior da Bahia e foram coordenadas pela professora Alayde Ferreira  da UNEB de Senhor do Bonfim. Este ano a Secretaria de Educação do Estado da Bahia através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Fapesb apoiaram o projeto da VII Feira Baiana de Matemática dando uma amplitude maior na implementação do mesmo. A diretora do IAT, Irene Cazorla, também colocou que: “Eventos como estes têm o objetivo de contagiar os estudantes para que eles possam abraçar a educação científica”. Com o encantamento dos jovens pelas ciências e pela matemática, estaremos contribuindo para o nosso estado alcançar um patamar científico mais elevado’’.
Mais de 100 estudantes das escolas estaduais, municipais e universidades de vários municípios da Bahia mostraram seus trabalhos classificados nas modalidades: matemática pura, aplicada e jogos didáticos na 7ª Feira Baiana de Matemática.A equipe de professores e estudantes da área de Matemática da UESC marcou presença participando com os grupos de pesquisa Grupo de Pesquisa e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional- GPEMAC e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística (GPEMEC). Onze alunos bolsistas voluntários do GPEMAC obtiveram destaque nos trabalhos que apresentaram e dentre estes, quatro foram pré-selecionados para a Feira Nacional de Matemática que acontecerá em Santa Catarina em 2013 “A VII Feira de Matemática chegou ao fim, muitas foram as alegrias e grandiosas foram as experiências que adquirimos . Além disso, um sentimento que ficou marcado em mim e em cada um dos meus colegas foi a imensa gratidão aos maravilhosos professores do GPEMAC, Rosane Funato, Liliane Neves , Camila Naganime, Elisângela Farias, Afonso Henriques, Geizane da Silva, Eduardo Bernardes e André Nagamine  e todos os demais que nos auxiliaram para que tudo ocorresse da melhor maneira. A vocês os nossos sinceros muitíssimo obrigado meus queridos”, declarou o aluno Djavan Silva, bolsista do GPEMAC.
As professoras Camila Nagamine e Liliane Neves do DCET da UESC participaram como avaliadoras da VII Feira de Matemática: “Com certeza a Bahia pode ser bem representada na Feira Nacional de Matemática, considerando os trabalhos de grande qualidade que foram apresentados na VII Feira Baiana de Matemática, em especial os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Matemática da UESC”, relata a professora Liliane.
O Núcleo de Ilhéus da SBEM-BA promoveu a primeira Feira de Matemática no Colégio Centro Integrado Cristo Redentor (CICR) da cidade de São José da Vitória e selecionando neste evento seis trabalhos que foram apresentados na VII Feira Baiana de Matemática. Os alunos do CICR também obtiveram destaque neste evento e as alunas Ludmila Rodrigues e Luma Macedo do projeto do Situações Problemas no Cotidiano orientado pelas Profas. Raimunda Costa Santana e Maria Gilliard da categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais ficaram em 1° lugar e foram premiadas com um tablet, troféus e medalhas.
A Professora Licenciada em Matemática pela UESC Lucivânia Costa Ribeiro. Articuladora da área de exatas do CICR de São Jose da Vitoria coloca que:
“A VII Feira possibilitou aos estudantes e professores do interior da Bahia experiências jamais esperadas. Por esse motivo, quero em nome dos estudantes e professores do CICR, agradecer às Professoras: Eurivalda Santana pelo incentivo, Irene Cazorla por ter inserido as escolas municipais nesse projeto e a Alayde Ferreira por expandir essa experiência da Região de Senhor do Bonfim a todo estado da Bahia.
Nossos estudantes e professores estão muito felizes com os troféus, com tudo que viram e vivenciaram. Agradeço também as professoras: Camila Nagamine, Diná Correa e Liliane Xavier, por toda dedicação aos nossos projetos os quais elas fizeram a revisão e orientação cientifica, e que foram nossas parceiras durante o processo de construção e culminância dos trabalhos. O GPEMEC foi muito bem representado  pela nossa equipe”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário