Com o objetivo de socializar com a comunidade escolar, local e adjacente as experiências e resultados das pesquisas dos alunos, aconteceu, em setembro último (28), a I Feira de Matemática do Centro Integrado Cristo Redentor (CICR), em São José da Vitória, município da região Sul da Bahia. O evento, organizado pelos docentes Débora Cabral, Erivelton Ribeiro e Lucivânia Costa, contou com a colaboração da Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Diretoria do CICR e da Universidade Estadual de Santa Cruz. O ponto alto da Feira foi a apresentação de traba Os trabalhos inscritos abordaram temas envolvendo a Matemática aplicada
Extensãoproex@uesc.br Docentes do PPGEM participam de Feira de Matemática do CICRlhos de pesquisa com base em conhecimentos matemáticos. Para alegrar e motivar ainda mais os autores dos trabalhos apresentados, os docentes do GPEMAC e GPEMEC, grupos de pesquisa associados à base
de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM/ UESC), participaram ativamente das atividades. “Eles se fizeram presentes na Feira para conferirem de perto aquele momento de socialização de conhecimentos, de experiências e enriquecimento das atividades escolares, desempenhando os papeis de avaliadores dos trabalhos apresentados”, comenta a professora/doutora Eurivalda Santana,
coordenadora do PPGEM.
Os trabalhos -
Os trabalhos inscritos abordaram temas envolvendo a Matemática aplicada a outras áreas do conhecimento, enfatizando situações do cotidiano, com base nos conhecimentos matemáticos estudados pelos alunos do
Centro. “Além disso, requeria-se que outros trabalhos destacassem o tema sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nesse sentido, os autores se empenharam atendendo aos requisitos estabelecidos”, explicou a profª Eurivalda. Com base nos critérios estabelecidos foram premiados os três trabalhos que mais se destacaram no evento: em primeiro lugar, “Aquecedor de água usando energia solar”; em segundo, “Jogo do Nunca Dez” e, em terceira colocação, ‘Teorema de Nepier aplicado a energia eólica”, assim como outros inventos desenvolvidos pelos alunos
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